sábado, 12 de setembro de 2009

Papo com o Diretor_1

Entre os dias um e seis de janeiro, os poucos ternos de reis existentes na região sudoeste da Bahia se apresentam nas comunidades da qual fazem parte. Alguns grupos visitam comunidades vizinhas e andam por aí levando sua crença, fé e devoção, o que mantém essa tradição secular preservada e ativa. Essa manifestação cultural, herdada dos portugueses, é mantida ainda nos dias atuais devido ao compromisso dos integrantes dos grupos de Ternos de Reis, com o "Santo Reis". Os Ternos apresentam-se nas casas das comunidades do sertão baiano, com seus instrumentos e cânticos ímpares, revelando-nos traços e valores de um povo simples e humilde.
Com o pensamento na grande riqueza cultural e artística desta manifestação, esse audiovisual iniciou-se com recursos próprios no final de 2006. A produção de vídeos documentários estava estagnada em nosso estado e não são emitidos editais para a data correspondente as apresentações dos ternos de reis na sua realidade espontânea e cotidiano. Não tínhamos como terminá-lo sem um apoio devido de uma instituição. Durante as filmagens percebemos a amplitude e a diversidade do tema e por isso a necessidade de executarmos um projeto mais bem estruturado.
Foi quando solicitamos ao Fundo de Cultura do Estado da Bahia a verba para finalizarmos e distribuirmos uma obra que é de suma importância para a memória cultural do Estado. Bem como, a valorização da nossa terra e do nosso povo.
Neste sentido, o vídeo documentário que será concluído com a verba solicitada mostrará as peculiaridades e diversidades dos Ternos de Reis e suas manifestações em dez municípios desta região: Poções, Maracás, Caétanos, Ituaçu, Tanhaçu, Brumado, Caetité, Caculé, Condeúba e Vitória da Conquista. Será também um difusor da cultura popular do sertão baiano e do nordeste brasileiro. Justificando-se, tanto pela adequação ao valor disponibilizado contido no projeto quanto pelo tema abordado, dado a singularidade e diversidade dessa manifestação histórico-cultural nas cidades do sudoeste baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário