sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Quem é o Diretor

DIOMILTON ARAÚJO
( Dió Araújo)

Natural de Vitória da Conquista, cidade no interior do Sudoeste Baiano. No campo da cinematografia, o Vídeo Maker e Produtor Independente Dió Araújo têm sua trajetória marcada inicialmente pela produção de diversos trabalhos em audiovisual com foco didático e experimental, participou ativamente da programação do Canal36 da NET em Vitória da Conquista com o quadro semanal “O Andarilho”. A partir de 2006, adotou a produção independente de audiovisual como principal foco artístico, absorvendo em seu universo cultural e social propósitos que veio de encontro com seus ideais de documentar em vídeo suas raízes, seus costumes e valores. Motivo pelo qual ampliou sua produção em mídias digitais. Entre as quais esteve presente em vários trabalhos.
Com Denise Santos, produziu o “1,20 Não”; depois, com Denise Santos e Sophia Midian fizeram o “Pati. O que vale esse povo?” premiado em vários festivais. O “ Encontro dos saberes”. No campo didático produziu os vídeos: “A Pedra da Figura”; “Como os criadores de gado Nelore divulgam seus produtos”; “ Serra de Monte Alto: de Spix ao Parque estadual” e “ São João do Cuscuz” entre muitos outros.

Ao final de 2005, Dió Araújo tinha como prioridade a montagem do seu primeiro DOC/TV. Assim surgiu a idéia do “É Terno de Reis!”, tendo como base a tradicional manifestação da Folia de Reis ou Terno de Reis. Neste intuito, partiu pelo sudoeste baiano adentro em busca dos Ternos de Reis na sua realidade regional. Após três anos viajando pelas estradas da região em companhia de sua equipe, vários depoimentos e imagens foram coletadas. Por fim, montadas e editadas, retratando as muitas faces e diversidade desta cultura, que vêm buscando seu valor na sociedade contemporânea.

O produtor e diretor participa do NCC- Núcleo de Cinema Conquista. Conta com o apoio da Secretaria de Cultura do município de Vitória da Conquista; é patrocinado pelo governo do Estado da Bahia, através do programa Demanda Espontânea do Fundo de Cultura. E continuará a fomentar a produção do audiovisual na cidade e em toda a região. Pois acredita na capacidade humana e intelectual do povo da nossa terra. O que agrega em suas produções a valorização do ser com temas voltados a vários aspectos regionais.

Ficha técnica (É Terno de Reis!)
Direção e Produção: Dió Araújo
Direção de fotografia: J. C. d´Almeida
Roteiro: Mellina Montanha
Finalização e legendas: Eduardo Rodrigues
Edição e montagem: Dió Araújo
Operador de câmera: Dió Araújo e Kessller Coelho
Música tema: (Noite de Santo Reis) Elomar Figueira Mello
Transcrição de aúdio: Edson Celino Filho
Tradução Inglês: Profº Rui Albuquerque
Tradução Espanhol: Profº Pablo Fornasari
Assessoria de comunicação: Shirley de Queiroz
Computação gráfica para impressão: George Neri
Captação: Digital 8 Sony DCR 251
Formato: Vídeo Digital DOC/TV
Tempo: 51 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário