segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Papo com o Diretor_2

Abordagem do tema
É terno de reis!

É terno de reis! É um vídeo documentário que mostrará como uma mesma manifestação cultural se difere dentro de uma mesma região, tendo o olhar cinematográfico como fonte de inspiração para o tema em foco. As imagens e depoimentos foram coletadas ao longo destes três anos nas comunidades do Sudoeste Baiano, compondo as seqüências que dão origem ao roteiro do filme. Para tanto, utilizamos como procedimento de filmagem a aproximação da equipe e do diretor com entrevistados locais e no seu cotidiano natalino, buscando registrar no acaso e na verdade das pessoas e lugares, o fio condutor do discurso fílmico.
Este documentário pretende respeitar a realidade local e a identidade folclórica, as expressões e olhares do povo simples do nosso sertão, bem como, a exuberância cultural e artística que são provenientes dos Ternos de Reis. É, nessa identidade diversificada da nossa cultura, que estarão voltadas os focos de nossas câmeras. Os Ternos que compõem os folguedos, as imagens e a narrativa abordada no filme, foram feitos a partir de histórias e pesquisas nos locais descritos, mas precisamente pelas próprias comunidades visitadas.
Em É terno de reis! A trilha sonora é rica e original, resultado das próprias composições dos ternos evocando sons e cantorias ímpares. Priorizando o som ambiente capturado naturalmente a partir também do imprevisto e da espontaneidade comum pretendida por este documentário.
O diretor e sua equipe buscam também, nos elementos históricos e artísticos, bases sustentáveis para a interlocução cinematográfica, enriquecendo o audiovisual e valorizando nosso cinema.
Na montagem final deste filme, foram adicionados subtítulos a fim de dinamizar o conteúdo do documentário, como também facilitar sua exibição em TVs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário